ESG não é um assunto apenas empresarial: aplicá-lo nas escolas é urgente

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

ESG nas escolas

Práticas do dia a dia colocam a comunidade escolar de olho nas necessidades do futuro

Quando se fala sobre ESG, conceito que exerce práticas ambientais, sociais e de governança, a ideia é que seja aplicado apenas no mundo corporativo. Mas não é: ele encaixa-se perfeitamente no ambiente escolar, onde, desde pequenos, os alunos são educados para preservação da natureza e o respeito à diversidade.

É importante que, na grade de ensino, além das matérias ditas tradicionais, sejam criados artifícios para implementar essas práticas no dia a dia. Deve-se ampliar o olhar educacional para além dos muros escolares e incentivar o exercício da cidadania. A começar pela causa mais urgente: a preservação do meio ambiente. 

No final do ano passado, por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente lançou o projeto Escolas +Verdes, que visa incentivar a sustentabilidade e é realizado em parceria com o Ministério da Educação, a ser aplicado tanto em instituições públicas quanto privadas. A ideia é promover esta educação ambiental, criar o senso de responsabilidade do descarte correto de lixo, de reciclagem, economia e reúso de água.

As instituições devem, portanto, incentivar que na comunidade escolar sejam formados grupos que olhem pelos apelos sustentáveis – os  discutam e promovam campanhas. Recolhimento de pilhas usadas e esponjas, por exemplo, além de óleo de cozinha, já são práticas que reverberam não só entre os alunos, mas também nos familiares. É um aprendizado em cadeia. 

Mas não é apenas ensinar: a escola também tem de dar exemplo e promover a diversidade de raça, gênero e etnia entre os funcionários; incentivar um ambiente multicultural e de acolhimento, preservar um ambiente saudável e confortável, tanto para os alunos quanto para os profissionais. Outra sugestão é incentivar a tomada de decisão da classe estudantil, promovendo debates e votações para alterações de impacto na rotina escolar e adotar tecnologia com responsabilidade – com tanto que não interfira no meio ambiente, nem nas relações sociais. ESG é pensar no futuro, principalmente dessas crianças, e é urgente. 

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Publicidade

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.